Economia a 90 dias
1
Após o encontro na Suíça entre delegações da China e dos EUA, a decisão de suspender por 90 dias tarifas acima de 30% nas trocas entre ambos, revela dois lados: a China conquista vitória com o recuo norte-americano e o prazo de validade deixa os operadores na opção de aproveitar estes 3 meses e depois veremos. A previsão econômica, naturalmente árdua e de precisão limitada, fica ainda com mais cara de prognóstico ou aposta.
A noção de risco tem hoje muitas novas parcelas.
2
No começo da próxima semana deve decorrer em Washington um encontro entre os presidentes da África do Sul e dos Estados Unidos, visto como reunião de alto risco, dadas as relações tensas entre ambos os países, desde Joe Biden com agravamento sob Trump. Os sul-africanos prepararam um pacote de áreas onde a reaproximação é possível. Porém, o sucesso da reunião vai depender da forma como o atual presidente US receberá e tratará seu interlocutor.
3
Dois artigos de muita utilidade abrem as edições diárias on-line da " Foreign Affaires" de ontem e hoje. Ontem " The Ressurgence of Europe". Hoje "Technopolar paradox". Hoje também entrevista de Zelensky a 5 órgãos de mídia internacional. Li a versão do jornal francês " Liberation". Muitas referências a eventual reunião dele com Putin amanhã em Istambul e significado no caso de não se realizar.
4
Para os colegas que também trabalham Geoeconomia e matérias relacionadas, com imagens: a DJI está em campanha promocional de seus drones. Me chamou a atenção o DJI mini 4 PRO, a cerca de mil USD ( com baterias). Praticamente o dobro do mini 2 SE (que uso). Mesma portabilidade e vantagem por ter sensores de segurança.
O fabricante chinês também propõe uma estação portátil de recarga com preços variáveis segundo a potência. O mais barato 400,00 USD. Só é vantagem para quem trabalha longe de pontos normais de recarga ou em locais de abastecimento elétrico duvidoso.
Acredito que estes itens estarão, como muitos outros, no Droneshow 2025 de São Paulo. De 3 a 5 de junho. Vale a pena ir lá fazer comparações.


Comentários
Postar um comentário