Data. Boletim
1.
O ataque aéreo desta madrugada de Israel em vários pontos do território iraniano, incluindo a capital, foi realizado por cerca de 200 aviões e parte importante de sua proteção teve origem nesse mesmo território. O Mossad infiltrou ( ou já possuía redes locais) pessoal seu com drones e roquetes, que foram lançados a relativa curta distância contra a defesa antiaérea iraniana. Este método lembra recente ataque ucraniano em profundidade contra base russas.
Em termos tecnológicos é dado capital. Traduz facilidade em dissimulação do drone e pequenos roquetes, ou seja, o pequeno equipamento de bom desempenho cria novo quadro estratégico e novos equilíbrios.
O preço do petróleo subiu entre 5% e 7%, consoante as qualidades e continuará em alta caso o confronto armado direto prossiga. Se for mais uma operação soco sem mais socos imediatos, o preço baixará porque a oferta do produto vai até aumentar em julho, conforme decisão da OPEP +.
2.
A África do Sul, atual presidente do G20, vai ter uma convenção nacional em agosto, convocada pelo Presidente da República, com o objetivo de estimular um novo quadro social, também designado de compacto novo social. Agrupamentos diversos e personalidades de prestígio estarão presentes e algumas delas vão assinalar programas de inovação como parte indispensável a esse novo quadro.
3.
Nos Estados Unidos, a Meta faz investimento multibilionário na Scale AI e, segundo Bloomberg, chama o executivo chefe desta Startup para sua equipe de pesquisa em IA geral. Tem feito propostas a grande número de técnicos de outras empresas concorrentes.
4.
No Brasil, efeitos praticos que resultem do acordo da UFRJ com o CEITEC S. A. (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada)
podem interessar investimentos privados, ou suscitar iniciativas, capazes de dar maior dimensão à pesquisa e produção de semicondutores e microprocessadores. CEITEC ( sede em Porto Alegre, RS), é de momento o único fabricante de sm's na América Latina e possui um elemento estratégico - a "sala limpa".
Porém, sua produção é ainda limitada. Números da própria empresa ( estatal em maioria), referem produção anual da ordem dos dez mil wafers de silício ( base na qual se realiza o corte para semicondutores), de 6 polegadas (150mm aproximadamente). Por comparação mundial é pequena produção.


Leitura sempre que ilustra e dá conhecimento interligado.👍
ResponderExcluir