Pesquisa sobre migrantes legais em Lisboa

 Esta manhã acompanhei uma longa fila de imigrantes que tentavam renovar suas autorizações de residência em Portugal. Ninguém estava ilegal, mas podem ficar devido ao funcionamento do sistema. 

O call center desse sistema não funciona e as plataformas online funcionam parcialmente. Por exemplo, pedidos de renovação pela plataforma são impossíveis se no sistema falta algum dado cadastral. Acontece faltarem dados, embora as pessoas já tenham feito renovação uma ou mais vezes. 

A plataforma prevê uma via de correção...que não funciona. Assim, todo o processo para e o migrante pode ficar com autorização ultrapassada.

Para evitar isso, vai presencialmente a um posto importante na capital portuguesa. Entra em fila que começa horas antes da abertura, fica entre 4 e 5 horas nessa fila e muitos/as não têm atendimento porque só são atendidas 120 pessoas. 

O normal seria o serviço atender mais para manter a legalidade das pessoas ou, pelo menos, podia,  ao abrir, entregar as 120 senhas na fila e dizer aos demais que não seriam atendidos. Não. São informados após 4 horas na fila.

A tristeza e a impotência das pessoas nessa situação fica estampada no rosto delas e nos olhos de quem observa. Os prejuízos  são de todos os tipos: data de permanência caducada perda de emprego por essa razão, conta bancária ameaçada de suspensão, expulsão.

Tal tratamento coincide com um momento em que notamos o aumento de atitudes sociais hostis aos imigrantes, inclusive em meios universitários .

Não sei se isso também ocorre em outros países da União Europeia., mas emigrar hoje nao é boa ideia.  Nem para os USA nem para a Europa. 

Aqui ficam fotos da pesquisa mencionada. Tiradas do lado oposto da rua.




Comentários

  1. Talvez hoje o melhor é ir para Espanha que está regularizando os imigrantes ilegais por necessidade de aumentar a mão de obra no país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Data. Boletim

Vivendo sob ameaças

Socialista vai administrar New York