Data. Boletim. O dia refletindo o estado do mundo

 


Início da Assembleia Geral da ONU com discursos de Lula e Trump. Os dois se cruzaram no acesso à tribuna, se cumprimentaram e falaram em 20 segundos, tempo suficiente para sugestão  de encontro mais demorado, talvez na próxima semana. 

Transcrevo frases do discurso de Lula, muito importantes nas prioridades desde blog e do correspondente  MEI:

"Em todo o mundo, forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições e sufocar as liberdades. (...) O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente a arbitrariedades (...) a corrida por metais críticos, essenciais para a transição energética, não pode reproduzir a lógica predatória que marcou os últimos séculos. "


Após drones russos terem invadido os espaços aéreos do Polônia e Estônia, hoje drones de origem ainda não identificada obrigaram ao encerramento por várias horas dos principais aeroportos da Dinamarca e Noruega. Além de não saberem a nacionalidade dos aparelhos, também não conseguiram determinar suas trajetórias. A Dinamarca admite a hipótese de ponto de partida em navio. 



A China reage às tarifas USA aumentando em bases exponenciais suas exportações industriais a baixo ( ou até baixíssimo) preço. Uma rápida e formidável capacidade de oferta competitiva. Por enquanto é mais visível na Ásia, África e Europa.


Nas grandes praças financeiras hoje o USD continuou em descida cambial com relação a várias moedas. Sobre o € estava perto de 1€=1,18USD. O ouro subiu um pouco acima de 3.800,00 USD/onça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data. Boletim

Vivendo sob ameaças

Socialista vai administrar New York