FAVELAS
A grande operação policial de ontem nos Complexos da Penha e do Alemão voltaram as manchetes para esses dois conjuntos contiguos na zona norte do Rio, proximidades com vias de comunicação decisivas - as duas Linhas e a Avenida Brasil.
São Complexos porque aglutinam várias favelas, neste caso são 26, sendo 13 em cada. A população do Complexo da Penha é difícil de estabelecer em virtude de ser prolongamento do bairro da Penha. Na soma dos dois complexos serão cerca de 100 mil pessoas.
Conforme dados do Censo de 2022 ( IBGE):
o maior Complexo de favelas do Rio de Janeiro é o da Maré com 140 mil habitantes. A maior favela do país é a Rocinha, RJ, com 72 mil habitantes, seguido da Sol Nascente (DF) e Paraisopolis ( SP).
Rio de Janeiro e São Paulo têm populações faveladas equivalentes : 1,23 milhão. Em seguida com cerca de 400 mil - Belém, Manaus, Fortaleza e Salvador. Recife 320 mil.
o Brasil tem 12.348 favelas, distribuídas por 656 municípios.
O total de habitantes de favela no Brasil, ainda segundo esse Censo é de 16,3 milhões. No Censo de 2010 eram 11,4 milhões, alta de 43% entre ambos.
O conceito oficial de favela não coincide com o de ONGs e movimentos sociais, que apresentam números mais elevados.
A favela mais antiga do Brasil é o Morro da Providência (RJ), reconhecido em 1897, com antigos moradores de cortiços arrasados para urbanização. Em grande parte eram ex escravos. A eles se juntaram soldados desmobilizados da guerra de Canudos que, apesar das promessas, não receberam alojamentos.
Foram estes soldados que trouxeram a designação de favela, inspirados por planta agreste e muito resistente das cercanias de Canudos.

Muitos mortos, é pena. Saudações do México
ResponderExcluirHola Jonuel: Muy interesante la información sobre las favelas.
ResponderExcluir