Universidade de Macau- primeira nos espaços mundiais falantes de português

 


Embora a língua de ensino seja essencialmente inglês e politicamente Macau seja Zona Administrativa Especial da China, a Universidade de Macau faz parte da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Foi fundada em 1981, quando a cidade ainda estava sob Administração Portuguesa, seu nome oficial continua com inserção do português, seu site tem versão também em português.

Tem 15 mil discentes e 730 docentes, sendo cerca de 80% destes de recrutamento internacional.

Com base no ranking mundial THE (Times Higher Education) de 2025, é a melhor classificada entre as universidades que compõem aquela Associação.  Excelente 180°lugar, junto com as Universidades de Cape Town ( África do Sul) e de Twente ( Holanda).

Pelo mesmo ranking a USP é a segunda entre componentes da Associação, com o 199° mundial.

Os ranking universitários têm valor indicativo ou aproximado, mas servem de ideia geral. Chamam a atenção para subidas e descidas, assinalam equilíbrio entre docência, pesquisa e empregabilidade.

A emergência da Universidade de Macau acompanha o crescimento das universidades chinesas. No ranking THE, nos dez primeiros lugares estão sete norte-americanas e três inglesas. A décima primeira é da Suíça ( ETH de Zurique) e as 12a./13a. são Tsinghua e Pequim, portanto ambas chinesas.

Neste ranking, além da USP, o Brasil é mencionado com outra universidade acima da linha 400: Unicamp (no bloco entre 351 e 400). As três melhores de Portugal - pela ordem no THE, Coimbra, Porto e Lisboa - estão no bloco 401-500, não havendo entidades dos Palops.

Um outro ranking - CWUR - dá um top 10 com sete dos EUA, duas inglesas e uma japonesa. Porém, em 2.000 universidades, o total de chinesas é da ordem das 340 contra 319 EUA.

Neste mesmo ranking, o Brasil tem 53 universidades e a USP aparece em melhor posição ( 118) que no THE, seguida pela UFRJ (331) e Unicamp (369). As portuguesas também são consideradas em melhor classificação, com Lisboa em 218°. 

O ranking do CWUR, subestima as Universidades de Cape Town e de Macau,  colocadas nos lugares 275 e 466. Erro monumental se compararmos com outras que posicionou acima.

Os ranking são assim, divergentes e com erros maiores ou menores. Repetindo: servem como indicadores, confirmados ou desmentidos por quem tem experiência vivida e acompanhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data. Boletim

Vivendo sob ameaças

Socialista vai administrar New York