A Resistência compensa
Este título tirei do Briefing matinal de hoje da Bloomberg e se refere ao Brasil, comentando o documento da Casa Branca sobre tarifas e múltiplas exceções nas exportações brasileiras para os USA. O Briefing tem como título geral: Trade Blitz.
Sobre essas tarifas há ainda outro dado influente. A data de entrada em vigor passou de 01.08 para 06.08. Pode mesmo ser prorrogada e as tarifas em alta de 50% ou 40% podem ser alteradas.
Se o poder de compra de nosso mercado interno fosse 10 a 15% mais alto, carne vermelha e cerais seriam absorvidos com relativa facilidade. Apesar disso, o mercado interno vai ser capital para amortecer vários efeitos do choque e é provável queda de preços ao consumidor. Positivo, se não for às custas de desemprego nem inviabilizar empresas.
Daí o valor estratégico do plano geral de apoio, para que a resistência prossiga.
A dimensão do país e as boas relações de empresas brasileiras com clientes ou fornecedores norte-americanos, obrigou Trump a moderar sua " trade blitz " em relação ao Brasil. O ataque político é que parece não diminuir.
Pensando no título de minha postagem anterior, não é " conjuntura a três dias" mas a "sete dias".
Autoridades chinesas convocaram representantes da Nvidia para reclamar dos semicondutores H20, feitos especialmente para a China em substituição do H100, devido à proibição de exportar este. Pequim desconfia que o H20 incorpora sistemas de rastreamento e desconexão à distância.
A Cúpula do G20, em novembro na África do Sul não terá presença de Donald Trump. Ele próprio deu essa informação, dizendo que tem muitos problemas com o governo sul-africano. O G20 é uma das raras entidades mundiais com alguma utilidade prática.
Ainda na África Austral, Angola entrou muito nos radares da informação mundial, com os violentos tumultos e saques de bens
alimentares do começo desta semana. O governo assinala 22 mortes. Este tipo de explosão reúne condições para ocorrer em muitas outras cidades africanas: a insegurança alimentar é terrível.


Comentários
Postar um comentário