Data. Boletim
Hoje e amanhã encontro dos Chefes de Estado ou governo da Organização de Cooperação de Xangai, na China. São dez membros efetivos com territórios total ou parcialmente na Ásia Central e 16 observadores ou parceiros de localização próxima. Além de XI Jinping participam Narenda Modi ( Índia) e V. Putin ( Rússia). XI e Modi já estiveram reunidos e suas declarações vão no sentido de aproximação e afirmação do multilateralismo, perante a conjuntura criada pelas tarifas USA, apesar das importantes divergências sobre traçado fronteiriço e grandes diferenças de modelo político interno, entre estes dois países.
Em Madrid, Conferência Mundial de Cardiologia dá lugar a muitas críticas sobre tratamentos e novas perspectivas. Nas críticas, aparecem com mais impacto considerações baseadas na pesquisa efetuada em mil hospitais espanhóis e italianos, publicada em 3 grandes revistas medicas internacionais: os betabloqueadores aplicados em pessoas que tiveram acidentes cardíacos, são apontados como praticamente inúteis. Por outro lado, um professor do Imperial College, de Londres, assinala novo medicamento, em princípio mais correto, para colocar no mercado em 12 meses.
As atualizações de fármacos ajudam a saúde de modo geral, porém, em várias especialidades o avanço para viabilizar recurso amplo às células tronco, continua como esperança maior ou mais promissor. Tanto nos fármacos como na regeneração celular, parte desses avanços estão ligados a igual processo nas novas tecnologias de cálculo prolongado e imagem dinâmica. Outra parte com significado estratégico é naturalmente a alimentação e a atividade física e mental diária.
A sentença de tribunal norte-americano que ilegaliza o método de alteração de tarifas usado por Trump, cria uma situação confusa no imediato. Porém, a Casa Branca vai recorrer ao Supremo onde os juízes conservadores são maioria. O julgamento de Bolsonaro, que começa essa semana em Brasília, estará provavelmente sob ameaça tarifária também. Conselheiros da presidência norte-americana, vão acompanhar o julgamento e poderão, consoante o desenrolar lhes agrade ou não, propor novas tarifas a produtos brasileiros.
Em Brasília grandes medidas de segurança, enquanto a CAMEX estuda eventual acionamento da Lei de Reciprocidade.


Comentários
Postar um comentário