Data.Boletim

 ## Com tarifas norte-americanas de 39% sobre sua economia, cresce a tendência na Suíça de cancelar o contrato de compra de caças F-35, no valor de nove bi de USD. A Espanha torna pública sua opção por aviões de combate europeus em detrimento dos fabricados pelos EUA. As opções espanholas iriam para o Eurofight e mais tarde para o futurista SCAF, cuja produção seria do triângulo França, Alemanha, Espanha. ( fontes " Le Matin ", suíço e "El País", espanhol)

## 


O drone Geran 3 da Rússia - baseado no iraniano Shaed 136, mas com muitos aperfeiçoamentos - assume valor de topo nesse tipo de aeronave. É dotado de turbo reator, podendo atingir 500 km/hora, contra 185 do original . Tem alcance de 2 mil km e pode transportar carga explosiva de 300 kg, custa 20 mil USD cada ( contra 5 mil do original ), ainda assim, muito abaixo do 1 milhão USD nos mísseis. É o principal instrumento russo de guerra aérea na Ucrânia. (" Les Echos", francês . A foto também foi reproduzida deste jornal)

## 52% dos americanos consomem alimentos ultraprocessados,percentagem que sobe a 60% das crianças. Várias reclamações sociais e até alertas do equivalente ao ministério da Saúde, estão levando várias empresas a prometer corte de certos ingredientes. 

## O Brasil em 2024, exportou 8,5 milhões de USD de semicondutores, sobretudo para a América do Sul e importou 6,3 milhões de várias procedências. ( MDIC). 


Não tenho dados sobre o nível do material. Comparativamente, os volumes referidos são relativamente modestos, havendo espaço para mais oferta, tanto no Brasil como no sub-continente. Os 100% de novas tarifas norte-americanas sobre os semicondutores não exercem efeito aqui. 

## Pesquisa internacional revela cada vez mais desinteresse por cargos de chefia na chamada " Geração Z", onde é comum interrogar se os custos pessoais da liderança valem a pena. Esta atitude já existia em gerações anteriores e aumenta mais abertamente com preferência pela liberdade, flexibilidade e vida equilibrada. (IOL, sul-africano).




Comentários

  1. Os EUA, em algum momento iriam desabar devido às suas políticas desastrosas e predatórias, à sua arrogância desmesurada. Todos os impérios caem, é a História quem o diz, mas jamais pensei em vê-los ruírem tão fragorosamente durante esta minha existência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Data. Boletim

Vivendo sob ameaças

Socialista vai administrar New York