Zelensky em Washington visto do Sul
Se Putin venceu no encontro do Alaska, Zelensky venceu em Washington. Vitórias parciais porque o jogo está duro e nem chegou ao intervalo. Mas no caso do presidente ucraniano é só comparar a forma como foi recebido da vez anterior e agora.
Como já disse neste blog ( em outra matéria) a resistência compensa.
Os principais europeus também avançaram um pouco, reconhecidos como parte importante na solução de paz, segurança e respeito internacional. Avançou muito um presidente europeu, cujo país não faz parte dos " grandes". O chefe de Estado da Finlândia esteve lá porque é perspicaz e sabe valorizar o que tem de valioso: sua localização e conhecimento do entorno.
Agora, a bola está no campo ( de voleibol) russo. Marcar um encontro direto entre os dois comandantes em chefe dos campos em luta. O método de não recorrer a cessar-fogo, indo diretamente a possível acordo de paz, vai colocar todas as negociações sob operações de guerra.
Como ocorreu nas últimas 24 horas: ataque russo em zona urbana fazendo vítimas civis e sabotagem ucraniana contra pipeline russo.
E por aqui ou aqui perto dois acontecimentos com fortes chance de influirem no reforço sub-continental: Rodrigo Paz surpreendeu, sendo o mais votado no primeiro turno boliviano e Lula recebeu o presidente Noboa do Equador.


Comentários
Postar um comentário