Data. O dia refletindo o início da semana

 


1.       As contas externas do Brasil assinalam deficit em agosto 2025 de 4,7 bi de USD, dados de boletim do Banco Central, emitido na passada sexta-feira. No mesmo mês do ano passado o deficit era de 7,2 bi USD. Anualizando entre esses dois meses, o déficit é de 76,2 bi, equivalente a 3,5% do PIB. 

Por outro lado, a mesma fonte refere que o país fechou 2024 com um total da ordem de 1,1 trilhões de USD em IDE ( investimento direto estrangeiro), equivalente a 46,6% do PIB. 

2.     Donald Trump estará presente em reunião de oficiais generais das forças armadas norte-americanas, convocada de urgência pelo secretário da Guerra. No âmbito monetário, o USD continua com relativa baixa cambial perante um pacote de grandes moedas mundiais, provável parte do objetivo de tornar mais competitivos os produtos made in USA. Internamente, a Bloomberg menciona pesquisa reveladora de inquietação dos consumidores perante alta de preços que podem atingir média na faixa dos 4%.

Dois dados internacionais relacionados:

a) o Franco suíço mantém trajetória cambial alta, dificultando a conjuntura  atingida por tarifas US da ordem geral dos 39%. 

b) a subsecretária de Estado dos EUA declarou após conversa com o ministro angolano das Relações Exteriores que Angola é parceira estratégica de Washington, sublinhando o empenho norte-americano no projeto " Corredor do Lobito " que, partindo desse porto atravessa o centro de Angola ligando às zonas mineiras da RD Congo e Zâmbia. 

3.    Eleições hoje na Moldávia com dois blocos em disputa: o pró União Europeia e o pró Rússia. Parte da população é de língua russa. Hoje, a Rússia lançou enxames de drones sobre Kiev e a Dinamarca declarou que seu espaço aéreo foi novamente violado por esse tipo de aeronave. Quanto à movimentação da União Europeia para corte total nas importações de petróleo e gás da Rússia, os chefes de governo da Hungria e Eslováquia declararam sua discordância. 



4.   O filme " Uma batalha após a outra" de Paul Thomas Anderson, com DiCaprio, Sean Penn e Benicio del Toro, aborda a polarização política violenta nas sociedades contemporâneas, com foco principal nos Estados Unidos. Objeto de grande número de sinopses, traileres e críticas na mídia especializada internacional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data. Boletim

Vivendo sob ameaças

Socialista vai administrar New York