Começo de semana
E começou com conversa internacional importante por telefone: Lula-Trump. Confirmação do anuncio feito durante a AG da ONU. O mais marcante me parece ser o próprio telefonema, caso tenha sido abertura de canal com hipóteses de desenvolver negociações na agenda econômica, pelo menos com alguns detalhes. Trump disse que seu encontro de segundos com Lula em Nova Iorque foi das raras coisas boas da reunião da ONU e o ministro Fernando Haddad considerou a conversa como positiva.
Á mesma hora decorreu webinar da Fundação FHC com o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo. Expôs a posição do BC na atual conjuntura nacional e internacional com valiosos dados e considerações importantes. Destaco, sua referência à necessidade de aumentar a produtividade no sentido de crescimento sem grandes riscos de inflação; o setor informal tem registrado maior crescimento de renda que o formal; bilateralismo coloca as relações internacionais sempre em um para um. Prevê taxa de inflação no conjunto deste ano, abaixo de 5%.
A França está ingovernável? O recém nomeado primeiro ministro pediu demissão após ter anunciado a composição de seu governo. Eleições antecipadas ( novamente) ou personalidade de outra orientação ( inclusive de esquerda) como próxima indicação do presidente Macron?
Executivo Chefe do Standard Bank declarou que a entrada em exploração do petróleo e gás vai ser mais um elemento que fará da Namíbia uma grande história de crescimento no continente africano. Prevê taxas anuais da ordem dos 7%. Este país possui outras atividades econômicas e gestão geral de muito bom nível, diferenças capitais em relação a vizinhos.


Comentários
Postar um comentário