Os prêmios Nobel que + nos interessam
Dadas as características do trabalho repercutido neste blog, os Nobel da Medicina, Física, Química e Economia, são os de maior interesse. O de Economia é por equivalência, foi criado e é atribuído pelo Banco Central da Suécia, não pela Academia. Ainda se aguarda o deste ano.
Na Medicina, teve destaque este ano a imunologia, na área específica de tolerância imune periférica. Dois norte-americanos e um japonês foram premiados
Na Química, a área considerada foi dos desenvolvimentos das estruturas metalorgânicas. Outro japonês homenageado, desta vez em companhia de um britânico residente na Austrália e um norte-americano nascido na Jordânia, emigrado aos15 anos.
Na Física, foi celebrada a descoberta do tunelamento mecânico quântico e a quantização de energia em um circuito elétrico, com trabalhos de um cientista francês baseado nos EUA e dois norte-americanos.
Fazendo balanço, os EUA são o quadro de trabalho mais avançado. Há presença de 3 emigrantes e dois professores eméritos, portanto, a ciência valoriza o trabalho, não o local de origem nem a idade.
Os dois cientistas japoneses (Medicina e Química) são ambos da Universidade de Kyoto, prova de alto nível nem sempre colocado no merecido lugar dos ranking mundiais universitários.


Comentários
Postar um comentário