Miriam Cissé assassinada
No Mali, prosseguem as homenagens a nossa companheira Miriam Cissé, blogueira e tiktoqueira ( 90 mil seguidores), sequestrada na quinta-feira e assassinada na sexta-feira, em praça pública em sua cidade de Tonka ( perto de Tomboctu) onde residia. Grande emoção em todo o território maliano. A população acusa o grupo jihadista Jnim.
Em vários países do Sahel, blogueiros e blogueiras têm sido perseguidos, agredidos/as ou silenciados/as. Blogs e outros canais comunicativos de outras partes do mundo participam ou ajudam nas campanhas de informação e protesto em curso nessa região. Este meu blog tem sido um deles.
Já há cerca de uma década estivemos em campanha de defesa da liberdade da mulher oeste-africana, alvo de repressão jihadista até na vida cotidiana. Nessa fase saiu o filme " Timbuktu" do diretor Abdelrhamane ( da Mauritânia) sobre essa situação. No Brasil o filme foi exibido, inclusive no cinema da UFF.
A campanha neste blog ( fase jonuel34) era também por imagens ( proibidas pelo jihadismo e algumas autoridades desses países). Sofreu, aqui mesmo, ataques caluniosos.
Miriam Cissé não estava à distância. Estava em plena área de atuação jihadista expondo a vida.
É com todo o respeito que me inclino perante a memória e a ação desenvolvida por Miriam, de Tonka. Grandes lições devem ser tiradas, inclusive sobre atuação sem exposição a fogo inimigo.

Comentários
Postar um comentário